quinta-feira, 27 de março de 2014

E hoje quem brilha é ... João Matias

Olá Shinies!!!
Chegou a hora de desvendar o projecto que há tanto tempo ando a planear.
O projecto chama-se "E hoje quem brilha é..." e é uma rubrica semanal, onde todas as semanas irei ter um convidado especial que me vai responder a algumas questões.
E as questões são sobre o quê? (Perguntam vocês) ... As questões são sobre “deficiência na moda ou no mundo da moda”.
Tenho a certeza que estão tão entusiasmados com este projecto como eu e vão ficar atentos semanalmente para ver quem são os convidados que vou trazer.


E hoje quem brilha é...
... João Matias 



O João Matias nasceu com Spina Bifída e é um lutador. Reconhecido principalmente como o primeiro modelo profissional em cadeira de rodas em Portugal, destaca-se também por ter sido a primeira pessoa com limitações motoras com Curso de Desporto em Portugal. Actualmente Modelo e Booker na Fashion Studio, é também protagonista do filme "Born to Fly", blogger, designer freelancer, apresentador, speaker motivacional e ainda atleta de ténis. 

Olá João, antes de mais quero agradecer muito teres aceite o meu convite e a minha primeira questão parte exactamente desse ponto… O que te chamou à atenção no meu projecto para teres aceite participar?

Aceitei o convite com muito gosto pois gosto de dar visibilidade a novos projectos. 


Modelo, Orador para criar motivação em pessoas, Blogger, Designer Freelancer, Atleta de Ténis em cadeira de rodas, Actor, o que te falta mais para te concretizares?

É fácil estar onde estou hoje, o difícil é sempre manter. Já vi muita gente a aparecer e a desaparecer num ápice, o meu segredo é estar sempre a reinventar-me. Sou um eterno insatisfeito, quero sempre mais! 

És uma pessoa que inspira muita gente, tens garra e lutas sempre por aquilo que desejas e a forma com que abraças os projectos e te entregas a eles é notável. Como surgiu a oportunidade de entrar para o mundo da moda? E que conselhos podes deixar a alguém que o deseja mas precisa de alguém que de certa forma a informe e encaminhe?

A forma como entrei para o mundo da moda é engraçada, foi uma brincadeira que surgiu de um convite para desfilar em Sesimbra por uma instituição que promove mergulho adaptado e realizou um desfile inclusivo, onde desfilei com uma das minhas melhores amigas hoje, a Carina Mata e onde conheci o modelo paraplégico brasileiro Fernando Fernandes que é a minha inspiração. 
Desta brincadeira resultou depois um convite para ensaio fotográfico por um fotógrafo de moda profissional e daí em diante tornou-se algo sério, uma carreira que já lá vão quase 5 anos.
O conselho que dou é nunca desistirem de um sonho.

Quais foram as principais metas mentais que idealizaste quando entraste para o mundo da moda? E já agora quais são as tuas ambições para o futuro?

Posso dizer que entrei no mundo da moda sem metas mentais, apenas com o objectivo de que o que quer que faça, seja para mostrar que consigo ser tão bom ou melhor que qualquer outro modelo.
E assim continuam as minhas metas para o futuro, quero sempre mais e mais! O que vier será bom, mas também saber o que não é bom para a minha imagem, aparecer por aparecer não é para mim!


Conheces de certo muitas pessoas que são figuras públicas e também do mundo da moda achas que essas pessoas no geral sentem-se confortáveis a trabalhar em conjunto com alguém deficiente ou é uma dificuldade? Sentes que alguns poderão ter preconceito mas não o mostrar?

Não sinto qualquer tipo de preconceito, conheço e já trabalhei com várias figuras públicas e nunca senti preconceito.
Tenho como manequim exemplo e também como excelente pessoa que é, com quem já tive o privilégio de encontrar em desfiles de moda, a Lúcia Garcia.


Quando fazes as tuas palestras motivacionais ou vais à televisão para falar do tema moda, qual é a principal mensagem que gostas que passe para quem te está a ouvir?

A principal mensagem a passar é que tendo a consciência que não sou um modelo com as medidas talvez convencionais, consigo fazer tão bem ou melhor qualquer trabalho que me é exigido como qualquer outro modelo. E mesmo com mobilidade reduzida a minha mobilidade nos trabalhos é quase diria total, pois trabalho também fora da minha cadeira de rodas.

Para terminar uma pergunta um pouco mais pessoal: sendo tu, tal como eu uma pessoa que se desloca em cadeira de rodas quais são as tuas maiores dificuldades no dia-a-dia a nível de acessibilidades? Consideras que o nosso país esta pouco preparado a esse nível?

As acessibilidades é o meu maior obstáculo e o país ainda tem muito a fazer nesse campo. Tenho a sorte de contar com vários amigos para muitas das vezes ultrapassar os obstáculos das más acessibilidades.

Na página do João podem encontrar os mais recentes trabalhos dele e também acompanhá-lo a conquistar os seus sonhos.
Fica aqui o meu agradecimento público ao João e os maiores votos de sucesso, tu inspiras-me.

Bright Kisses, Filipa*

Sem comentários:

Enviar um comentário