quarta-feira, 30 de abril de 2014

E hoje quem brilha é ... 2ID

Olá Shinies!!!

E hoje quem brilha é...
... 2ID




 2ID é uma dupla de designers constituída pela Sara Seidi e pelo Rúben Damásio, ambos formados pelo curso de Design de Moda no MODATEX. 
Esta dupla apresentou a sua colecção "NUMB" na quadragésima segunda edição da ModaLisboa - Vision (Outono/Inverno 14/15) dentro da plataforma Sangue Novo que pretende apostar na descoberta e promoção de novos talentos da Moda Portuguesa.     
Não podia deixar escapar a oportunidade de entrevistar esta dupla pois, como novos designers têm com certeza uma visão interessante sobre o tema "moda inclusa".

Olá Rubén e Sara (2ID), antes de mais nada quero agradecer muito terem aceite o meu convite e a minha primeira questão parte exactamente desse ponto… O que vos chamou à atenção no meu projecto para terem aceite participar?

Olá Filipa, 
Nós é que agradecemos o teu interesse e simpatia, foi com todo o gosto que aceitámos colaborar contigo nesta entrevista.
Antes de mais, gostávamos de te deixar os parabéns pelo trabalho de intervenção que tens realizado até agora. Esse foi um dos motivos que realmente nos chamou atenção no teu projeto. Foi quase um elo de ligação que nos une a todos nós, jovens, nesta luta e ambição pelos nossos sonhos e objectivos.

É para mim um prazer ter vocês enquanto fashion designers no meu blog para falar sobre o tema moda inclusa. Como veêm modelos em cadeira de rodas a serem lançados no mercado? E campanhas que juntam pessoas sem limitações motoras a pessoas com essas limitações? 

Bom, a moda a cima de tudo é um negócio como outro qualquer, e é nele que pretendemos actuar, como tal é essencial compreendermos o publico interessado no nosso produto e analisar as oportunidades de negócio. A moda inclusa é claramente um mercado específico que deve ser analisado caso a caso, quase como se tratasse de um serviço de alfaiataria por medida. Contudo um cliente portador de uma deficiência é um desafio como outro qualquer, cabe a nós designers defender uma estética de acordo com as necessidades de cada cliente. Recentemente ainda não temos uma estabilidade que nos permita executar esse serviço com os requisitos pretendidos, dado que os 2ID são uma marca ainda recente que ainda carece de um espaço próprio e uma equipa fixa.
Contudo é bom termos esse feedback e quem sabe num futuro próximo esse não seja uma oportunidade a ser explorada.


Com certeza que já ouviram falar de projectos de linhas de roupa para pessoas com limitações, como acham que o mercado Português reagiria a esse tipo de produto? Consideram que exista fashion designers interessados nesse tema?

Sim, acreditamos que haja interesse na exploração desse tema por parte de designers nacionais. Vemos até uma oportunidade de negócio com facilidades no mercado nacional e internacional.




Quem diz roupa para pessoas com limitações, como a vestir/despir, diz por exemplo uma das minhas maiores dificuldades que é encontrar sapatos maravilhosos mas para números pequenos como o meu, na vossa opinião o que falta para existir divulgação dessas necessidades e interesse por parte de alguém para colmatar essas mesmas necessidades?

A divulgação dessas mesmas necessidades é muita das vezes ocultada ou despercebida aos olhos do mercado. É claramente importante fazer perceber que esse nicho existe e pode ser um caso de sucesso até mesmo internacionalmente, como referimos anteriormente, por isso achamos notório o teu trabalho nesse aspecto no qual aproveitamos para te dar força para continuar.  
Muitas das vezes acho que essas oportunidades não são devidamente exploradas por medo dos próprios criadores ou até mesmo por uma questão de rentabilidade dado que cada caso é um caso e isso exige de nós uma maior precisão e conhecimento. Contudo criando uma parceria ou contando com a presença de alguém formado em saúde, com conhecimento das necessidades desses mesmos clientes, achamos perfeitamente possível o desenvolvimento desse serviço especializado.

"LOST YOUTH" 

Camisa // 2ID

Photographer: Edgar Raphael Photography
Production/Fashion: Marta F. Cardoso (Trend me too) + Twisted Soul Productions
Models: Diogo Cerejeira + Fátima Rodrigues Central Models
Make up & Hair: Sara Marques Make Up assisted by Natali Esteves
Assistant: Christian Leonni
Special Thanks: Designers Sofia Macedo, 2ID, Cristina Real // Emilia Romano(Central Models)
Imaginem que uma pessoa que se desloca em cadeira de rodas era convidada para um evento como a ModaLisboa, na vossa opinião consideram que essa pessoa ia ser acarinhada ou ia sentir-se uma “outsider”? 

Todos nós somos merecedores de assistir a um evento de moda, principalmente, e pegando no teu caso, quando se gosta da área e ainda se digna a promovê-la com orgulho ao produto nacional.
Não vemos o porquê de a pessoa não ser acarinhada ou sentir-se uma “outsider” num evento como a Moda Lisboa, acho que todos têm esse direito e acho até de valorizar essa diversidade de pessoas, culturas, vivências, etc, até porque a moda é o reflexo disso.


Sei que já fizeram projectos com modelos em cadeira de rodas, qual foi a vossa principal preocupação, a vossa maior realização e a maior dificuldade que sentiram? 

Bom, na verdade não houve grandes preocupações nem dificuldades. 
O styling foi feito de forma natural onde apenas tivemos em conta a vestibilidade das peças, mas o João Matias é um rapaz cheio de força de vontade e não houve nenhum entrave em vestir qualquer uma das nossas criações. Como em qualquer outro editorial a única preocupação existente foi meramente a estética e o combinar de peças para que tudo ficasse impecável e as peças combinassem.





Acham que o mundo da moda é suficientemente “mente aberta” para receber bem este tipo de pessoas ou acham que pode existir algum tipo de preconceito escondido? 

Embora o acesso à informação seja cada vez mais facilitado temos a noção que ainda há muito que pode ser feito a esse respeito. Não consideramos que o mundo da moda ou qualquer outra área aborde ou veja este tipo de pessoas com algum preconceito. Cada vez mais as pessoas estão familiarizadas com casos do género e são cada vez mais realizadas campanhas de sensibilização a temas bastante abrangentes, nomeadamente este que estamos aqui a abordar. Inclusive a moda já se mostrou bastante interventiva neste campo e realço as campanhas realizadas pela marca Benetton. 


Para terminar uma pergunta um pouco mais pessoal: No vosso dia-a-dia reparam nas barreiras arquitectónicas que existem? Quais as vossas maiores preocupações quanto a isso?

Acho que nos presentes dias cada vez mais somos sensibilizados para esse tipo de questões, seja nas escolas, nos media, entre outros meios. Reparamos que ainda há muitos edifícios ou outro tipo de obras arquitectónicas que ainda não estão preparadas para a locomoção de peões em cadeira de rodas ou dificuldade na sua mobilidade. Contudo reparamos que a maior parte das construções recentes detêm esse tipo de preocupações e isso é claramente um sinal da mudança de mentalidades.

Mail de contacto: 2id.fdesign@gmail.com

Na página dos 2ID podem consultar melhor o trabalho deles, ficar atentos a trabalhos futuros e têm lá todos os contactos para o caso de necessitarem.
Fica aqui o meu agradecimento público à Sara e ao Rúben que foram sempre fantásticos e super abertos em relação a tudo, são pessoas assim que sinceramente me dão força a continuar o trabalho que estou a desenvolver. Desejo a ambos os maiores votos de sucesso, quer como dupla, quer em nome individual, vou continuar a acompanhar o trabalho de ambos pois foram pessoas que passaram a ser especiais para mim e também admiro imenso o trabalho desta dupla. 

Bright Kisses, Filipa*

Sem comentários:

Enviar um comentário