quinta-feira, 3 de abril de 2014

E hoje quem brilha é ... Rita Cooper Mendonça

Olá Shinies!!!

E hoje quem brilha é...
... Rita Cooper Mendonça



A Rita Cooper M. tem 23 anos é Bloguer e estudante de Engenharia Civil, tal como eu. A sua paixão pela moda ganha expressão no seu blog, onde partilha aquilo que a inspira e a apaixona neste mundo.
Icónica, com energia contagiante e um sorriso sempre no rosto a Rita é o exemplo de Bloguer apaixonada por moda mas com vontade de partilhar a sua visão sobre moda inclusa.  

Olá Rita, antes de mais nada quero agradecer muito teres aceite o meu convite e a minha primeira questão parte exactamente desse ponto… O que te chamou à atenção no meu projecto para teres aceite participar?

Obrigada eu, querida Filipa!  Eu aceitei participar neste teu projecto porque, o tema do teu projecto  é um tema que me é muito querido e acho que deve ser mais debatido. Além do referido e acima de tudo foi um prazer ter-te conhecido pois, revelas uma energia e espírito de luta fascinantes.


És tal como eu uma bloguer (e deixa que te diga das melhores portuguesas), como vês a entrada de pessoas com mobilidade condicionada para o mundo dos fashion bloggers?

Obrigada Filipa! Mas, não considero que haja melhores e piores na área da moda pois, até o conceito moda é um conceito em constante mutação. O gosto é subjectivo mas, é um prazer tão grande quando vemos que gostam de nós! Obrigada mais uma vez.

Voltando ao tema da pergunta, acho que todos temos os mesmos direitos e a entrada de pessoas com mobilidade condicionada no mundo dos fashion bloggers só vai criar novos tópicos de conversa e de ideias o que eu julgo ser de maior interesse e importância.


Na tua opinião porquê que ainda há tão poucos projectos de inclusão em Portugal nesta área? Consideras que as pessoas possam sentir receio do preconceito que podem sofrer?

Acho que é uma questão de números , interesse pela moda em si e de preconceito também.  Mas, acho que o preconceito é o factor que tem aqui mais peso.  





















Imagina que uma pessoa que se desloca em cadeira de rodas era convidada para um evento como o Moda Lisboa, na tua opinião consideras que essa pessoa ia ser acarinhada ou ia sentir-se uma “outsider”?

Eu acho que essa pessoa tem o direito de se sentir como outra qualquer que vá ao evento e nunca uma " outsider" pois, se está ali é porque nutre o mesmo gosto/ paixão que os outros.  Acho que tu te sentiste assim: acarinhada e bem recebida , estou certa?


Continuando no tema da moda, por exemplo para mim que ando de cadeira de rodas considero importante vestir uma roupa que conjugue conforto e que também tenha a sua beleza. Não achas que deveria existir designers de moda interessados em lançar algumas linhas de roupa com características especiais para cada tipo de deficiência? Na tua opinião porquê que não surge esse interesse por parte dos designers?


Acho que existir uma linha adequada para cada tipo de deficiência seria uma mais valia.  Penso que o problema aqui também são os números de compradores para os projectos nesta área avançarem. Eu acho que uma boa hipótese seria uma grande marca de "franchising" como , por exemplo , a H&M apostar nestas ideias. Globalmente seria um projecto possivelmente bem sucedido, nem que fosse por encomenda desde que disponibilizassem online os modelos adaptados.

















Para terminar uma pergunta um pouco mais pessoal: No teu dia-a-dia reparas nas barreiras arquitectónicas que existem? Quais as suas maiores preocupações quanto a isso?

60% dos edifícios de Portugal não estão preparados para pessoas de mobilidade condicionada. Basta ler esta percentagem referida anteriormente para acordarmos para esta temática.  Não é justo, e acho que em vez de a sociedade estar preocupada com  construção em massa, com novos desafios e bláblás deve pegar no que já existe e melhorar. Já chega de construção desregrada, toca a emendar os erros e falhas e o mais importante : a falta de condições para quem precisa!



Nas páginas da Rita podem acompanhar o dia-a-dia dela e têm lá todos os contactos para o caso de necessitarem.
Fica aqui o meu agradecimento público à Rita e os maiores votos de sucesso, continua a sorrir como sempre e a emanar esse brilho único.

Bright Kisses, Filipa*

1 comentário: